BUSINESS EFECTIVENESS

SÉRIE BUSINESS EFFECTIVENESS – PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO E STORYTELLING TRANSMÍDIA

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INÍCIO DO CURSO: 21/09/2023

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QUANDO ACONTECE: 21, 26, 28/09; 03, 05, 10, 17, 19, 26, 31/10; 07, 09, 14, 21, 23, 28, 30/11; 05, 07, 12/12; 01, 06, 08, 15, 20, 27, 29/02; 05, 07, 12, 14, 19/03

DIAS DA SEMANA: ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS

CARGA HORÁRIA: 140 HORAS

HORÁRIO: DAS 19H ÀS 21H30

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SOBRE O
CURSO

Com o objetivo de capacitar os profissionais a desenvolver uma visão estratégica sobre o planejamento e criação de conteúdo para o novo ambiente de mídias digitais e sociais, o programa é baseado em um total de 6 disciplinas e uma metodologia conceitual e pratica, em um ambiente interativo e co-criativo, onde os alunos junto com os colegas e os professores do curso irão planejar e criar conteúdos e storytelling para o ambiente digital dinâmico e transmídia.

Para quem se destina?

  • Jornalistas e profissionais de comunicação que querem se especializar na área
  • Líderes de Marketing Digital em empresas de qualquer porte.
  • Consultores e autônomos que se interessam e pretendem atuar na área.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua equipe.

Pré-requisito: Estar ou já ter atua profissionalmente em algum setor do mercado de comunicação, mídia digital ou em área estratégica e de negócios afim ou com vistas a se desenvolver nesta área

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Em uma abordagem inédita, o programa apresenta uma visão contemporânea tanto teórica como prática a respeito das ações de comunicação e marketing com foco neste ambiente digital em constante evolução. Ao longo de todo o programa, partimos da visão estratégica da comunicação dirigida para microaudiências e microtargets, com foco no planejamento e criação e marketing de conteúdo e tático e operacional para os diversos touch points da jornada das audiências e fãs, de shoppers aos clientes. Como pensar estratégica e taticamente mensagens, linguagem e conteúdos mais customizados e aderentes aos canais próprios das marcas e no ambiente diverso, interativo e dinâmico das plataformas e redes sociais.

Disciplina integradora (5h)

  • Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação da turma e definição de grupos e possíveis temas.

 

Planejamento de Comunicação 360 (30h)

  • Proporcionar uma visão estratégica da comunicação e do marketing digital. Levar maior conhecimento para atuar na área de marketing de conteúdo, gerando envolvimento entre marcas e consumidores ao contar histórias, definir territórios e despertar sentimentos. O curso aborda a perspectiva estratégica a partir da definição de tribos e do propósito transformador massivo para a construção do planejamento de marketing de conteúdo e tático/ operacional baseado na jornada do usuário e com isso debater a gestão do dia-a-dia e aplicação desses conteúdos nas diferentes plataformas sociais.

 

Segmentação, Microtargeting e Modelação de Personas (22,5h)

  • Conhecer as estratégias de cauda longa, microsegmentação e microtargeting, e construir as matrizes de segmentação fina e comportamental. Discutir os critérios de clusterização e mapeamento e estudo de tribos digitais. Entender a importância da escuta empática para a construção das personas. Analisar a metodologia dos arquétipos e construir personas focados nos diferentes objetivos de comunicação, para poder planejar de forma mais assertiva mensagens e conteúdos de marca mais customizados e relevantes para seus diversos públicos de interesse e que reforcem o posicionamento e atitude da marca.

 

Planejamento e Criação de Conteúdo (30h)

  • Compreender as etapas de planejamento, criação e produção de conteúdo. Em uma nova dinâmica na experiência do consumo, observamos que no ambiente digital o usuário esta apto a consumir, ao mesmo tempo, produtos, serviços, conteúdos, entretenimento e experiências. Atenta ao foco no cliente, a marca deve oferecer a melhor interlocução, respondendo com histórias encantadoras, convincentes e proprietárias. Discutiremos como montar um plano de conteúdo estratégico, como utilizar benchmarks e convergir insights (criativos e do negócio), além de pensar a produção de conteúdo de marca.

 

Plataformas,Formatos e Linguagens (22,5h)

  • TikTok, Twitch, Reels, podcasts. Com novas plataformas sociais surgindo em um curto período de tempo, clientes, agências e criadores de conteúdo precisam se organizar mais rapidamente para produzir formatos eficazes e inovadores. Mais que simples veículos de transmissão da mensagem, os próprios meios definem práticas e oferecem ferramentas para a experimentação de novas linguagens. Dos memes aos vídeos de edição rápida, as possibilidades de criação estão cada vez mais dinâmicas. A disciplina discutirá como criar estratégias de conteúdo digital a partir da interpretação dos códigos de cada plataforma e do domínio de formatos e narrativas para fortalecer laços entre consumidores e marcas.

 

Storytelling Transmídia (30h)

  • Apresentar conceitos de storytelling e transmídia. O storytelling faz parte de nossa essência humana mas vivemos uma era de excessos de conteúdo e interrupção no nosso entretenimento pessoal. Como destacar uma história para sua marca nos mais diversos formatos midiáticos É preciso entender modelos de narrativas e técnicas de aplicação de storytelling para formatos distintos em convergência de meios usando estratégia de branded entertainment storytelling e transmidia é sobre a assimilação de repertórios e referências narrativas para criar conteúdos para sua marca.

Quando acontece?

21, 26, 28/09; 03, 05, 10, 17, 19, 26, 31/10; 07, 09, 14, 21, 23, 28, 30/11; 05, 07, 12/12; 01, 06, 08, 15, 20, 27, 29/02; 05, 07, 12, 14, 19/037
Dias da semana: Às terças e quintas-feiras
Das 19:00 às 21h30

COORDENADOR

Sergio Lage Teixeira de Carvalho

Marcelo Salgado

Renata Benigna Gonçalves

Fabricio Saad

Aline Botelho

Diego Oliveira

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R$ 3.888,00

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Em até 10x 388,80

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 15 (quinze) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada se aprovado no curso com nota mínima 7,0 – a aprovação é feita pela atividade que é avaliada pelo professor.
  • Após ser aprovado, o estudante receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail atualizacao.sp@espm.br

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail atualizacao.sp@espm.br

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